top of page

Maior facilidade para a aquisição das suas sementes de plantas de cobertura 

|

 Sementes 

CAMP sf.png
E. PELUDA (2).png

Ervilhaca peluda
SS Esmeralda

(Vicia villosa)

 

IDENTIFICAÇÃO

A ervilhaca peluda é uma leguminosa pertencente à família Fabaceae, com ciclo anual, metabolismo fotossintético do tipo C3 e hábito de crescimento decumbente e trepador. Originária do sul da Europa e norte da África, sua semeadura ocorre durante as estações de outono e inverno. A ervilhaca peluda apresenta moderada exigência nutricional e baixa tolerância ao déficit hídrico, além de possuir alta tolerância a baixas temperaturas, sendo recomendada para regiões mais frias. Apresenta uma velocidade de cobertura do solo lenta, e seu desenvolvimento não é afetado em solos com problemas de acidez.

É utilizada devido aos importantes benefícios que proporciona, como alto potencial de fixação de nitrogênio e reciclagem de nutrientes. 

Na região Sul, pode ser utilizada como planta de cobertura de inverno consorciada com aveias, centeio, ervilhaca comum, ervilha forrageira, nabo forrageiro e triticale. Como adubo verde, além de gerar cobertura de solo, pode ser utilizada para recuperação da qualidade física, química e biológica do solo,incrementando o potencial produtivo dos cultivos em rotação ou sucessão de culturas no período de vazio outonal e invernal. Também pode ser utilizada para cobertura do solo no Cerrado, especialmente em áreas mais altas e frias dessa região. É uma opção quando o objetivo é a incorporação de nitrogênio ao sistema de cultivo. Além disso, quando manejada corretamente, a cultura pode atenuar a queda de produtividade do milho entre os diferentes ambientes presentes no mesmo talhão, aumentando a produtividade especialmente em locais de baixa e média produtividade. É altamente suscetível a doenças, especialmente antracnose (Colletotrichum sp.), e a pragas,como a vaquinha (Diabrotica sp.), diversos pulgões e lagartas (Anticarsia gemmatalis),ao ácaro-rajado (Tetranychus urticae) e aoácaro-vermelho europeu (Panonychus ulmi). (ESALQ, 2024, p. 113)

Nome comum: Ervilhaca peluda

Cultivar: SS Esmeralda

Nome científico: Vicia villosa Roth

Família: Fabaceae (Leguminosa)

 

CARACTERÍSTICA 

Massa verde (t/ha): 20 a 30

Massa seca (t/ha): 3 a 6

Altura (m): 0,35

Fixação de Nitrogênio (kg/ha): 80 a 180

Habito de crescimento: Ereto trepador

Ciclo: Anual

Ciclo até florescimento (dias): 110 a 120

Ciclo até maturação (dias): 160 a 170

Peso 1000 sementes (g): 25 a 30

Proteína Bruta (%): 15 a 17

Relação C/N: 14/1

 

SEMEADURA E ÉPOCA 

Profundidade (cm): 2

Espaçamento em linha: 0,17 a 0,20

Densidade (kg/ha): 30 a 40

Sementes viáveis metro= 23 a 27

Sementes viáveis m2 = 136

Época de semeadura: março a junho

 

QUALIDADE DA SEMENTE 

Padrões mínimos

Germinação (%): 70

Pureza (%): 97

whatsapp.png
bottom of page