top of page

Espécies de Plantas de Cobertura

Maior facilidade para a aquisição das suas sementes de plantas de cobertura 

|

 Sementes 

Logo_Nova_CAMP (3).png
Aveia Branca
QUERVEGETAIS FRESCOS_ (2).png

É uma planta da família Poaceae, usada mais na produção de grãos, utilizada amplamente tanto na alimentação humana como de animais em pastagem e silagem, usada também na cobertura de solo e rotação de cultura junto com outros cereais de inverno. Considerada uma cultura de outono/inverno é a mais resistente ao frio dentre as culturas de inverno. Pode ser cultivada em grande variedade de solos, mas tem preferencia por solos argilosos, sem acúmulo de água visto que é menos tolerante a doenças como ferrugem. A semeadura de março até final de junho, quando se destinar a pastagem o recomendo é que se realize a semeadura  no cedo.

Aveia Preta
AVEIA PRETA (2).png

A aveia preta pertence à família das gramíneas (Poaceae) tendo como origem  a Ásia e a Europa. Espécie cultivada no inverno e muito difundida na região Sul do Brasil. É cultivada para cobertura do solo, produção de grãos, para alimentação humana e animal, como forrageira para pastagem, silagem e feno. Considerada planta melhoradora de solos, auxiliando na quebra do ciclo de pragas, doenças e nematoides e reduz a infestação de plantas daninhas e ser recicladora de nutrientes para o plantio direto de grãos e hortaliças.

Azevém
azevem (2).png

O azevém é uma planta pertencente à família Poaceae (gramíneas), com característica de cultivo anual e hibernal. Este é originário da bacia do mediterrâneo (sul da Europa, norte da África e Ásia menor), de onde se espalhou pela Europa e daí pela América do Norte. O crescimento é mais lento em temperatura baixas e a produção de matéria seca aumenta com temperaturas mais elevadas na primavera. Desenvolve-se praticamente em qualquer tipo de solo, porém apresenta grandes rendimentos em solos argilosos, férteis e úmidos. A época de semeadura situa-se entre os meses de março a abril. É principalmente usado como forrageira e para cobertura de solos em pomares e lavouras em sistema de plantio direto, porém possui ciclo mais tardio que aveia.

Centeio
CENTEIO (2).png

O centeio pertence à família Poaceae, possui maior desuniformidade quanto ao espigamento, maturação e tipo de planta que os outros cereais de inverno.A cultura possui ampla adaptação e pode ser cultivada em uma ampla diversidade de condições ambientais. Em regiões elevadas e frias, ou em anos com invernos frios ou secos, o centeio se destaca de outros materiais pela maior produção de massa e pela precocidade. A utilização deste cereal ocorre para alimentação humana ou animal, através do beneficiamento dos grãos e tem elevado potencial como planta forrageira e para cobertura de solo. A biomassa do centeio em decomposição, apresenta potencial de reduzir o crescimento de plantas daninhas e das culturas sucessoras pela liberação de substâncias químicas alelopáticas.

Ervilhaca comum
E. COMUM (3).png

É uma planta leguminosa anual de outono-inverno, originária da região do Mar Mediterrâneo. Tem caule fino, flexível, decumbente e trepador que atinge até 0,9 m de crescimento. Tem uma produtividade variando entre 20 a 30 toneladas de massa verde e 6 toneladas de massa seca por ciclo. Esta leguminosa tem bom potencial de crescimento e cobertura de solo, sendo assim considerada melhoradora dos solos agrícolas. Seu cultivo é recomendado em rotação de culturas, principalmente antecedendo o milho, devido ao potencial de aporte de nitrogênio ao solo (80 a 100 kg ha ¹ de N), mas também pode ser antecessora a cultivos de soja, arroz, sorgo.

Ervilhaca peluda
E. PELUDA (2).png

A ervilhaca peluda é uma planta da família das Fabáceas, originária da Europa e regiões mais temperadas da América do Sul. É uma planta anual, hábito trepador, se desenvolve em solos com fertilidade reduzida e problemas de acidez, produz boa quantidade de fitomassa. Pode ser utilizada como forrageira no inverno ou cobertura de solo consorciada a aveias, centeio, ervilhaca-forrageira, nabo-forrageiro e triticale. Recomenda-se para uso na rotação antes do algodão, arroz, milho, soja ou hortaliças de primavera-verão. É ótima no fornecimento de nitrogênio à cultura subsequente como milho.

Nabo forrageiro
NABO (2).png

O nabo forrageiro é uma planta da família das crucíferas (Cruciferae), originária do Sul da Europa. É uma planta anual, herbácea, ereta, muito ramificada, com sistema radicular pivotante e profundo, raiz tuberosa em alguns casos. Sendo uma cultura de inverno, a maior produção de massa tem é verificada quando se realiza o plantio entre abril e maio. O sistema de manejo, quando usado como adubo verde, é basicamente a semeadura e rolagem das plantas no momento oportuno. Sendo uma planta muito eficiente na ciclagem de nutrientes, principalmente nitrogênio, fósforo e também potássio. No estado do Paraná, demonstraram que essa planta acumulou altos teores de nitrogênio na parte aérea, quando comparado a outras espécies, inclusive comparado ao uso de leguminosas e constatou excelente efeito na produção de culturas sucessivas de verão, tais como milho, feijão e soja.

Tremoço branco
TREMOÇO (2).png

É uma planta da família das Fabáceas de outono-inverno, anual, porte arbustivo ereto. Indicada para recuperação e proteção das condições físicas e biológicas do solo,produção de grãos e com fixação média de 130 kg/ha/ano de nitrogênio (N). É recomendado para consórcio com frutíferas (especialmente videira), com aveias, centeio, nabo-forrageiro e triticale. Além de rotação antes de culturas anuais como milho, soja e sorgo.

bottom of page